Painel Fotovoltaico

Como é feito um painel solar?

8 outubro, 2019

Você, sabe como é feito um módulo? Saber como é feito um painel solar é a melhor forma de conhecer todo seu funcionamento. Abaixo, as etapas necessárias no desenvolvimento do equipamento.

 

1 – Limpeza do vidro e interconexão das células fotovoltaicas

Primeiramente é feito a limpeza do vidro é uma etapa fundamental que garante a uniformidade do painel, depois de laminado e pronto. O ideal é que seja feito o processo de osmose reversa, com o maquinário específico.

A interconexão das células é uma etapa que exige atenção. As células são conectadas entre si por meio de fios condutores (feitos de material condutor de eletricidade), formando strings (séries de células interconectadas). O lado inferior de uma célula é conectado ao lado superior da célula seguinte até se formar a série de células com o tamanho escolhido.

Um equipamento, de contato leve, solda as conexões. Se você olhar com atenção a célula no painel solar, vai notar que ela possui 2, 3 ou 4 linhas longitudinais grossas (Bussbar), e dezenas de linhas mais finas latitudinais. É através da bussbar que é feita a interconexão das células.

 

2 – Manipulação

Em seguida, as strings são transportadas pelo braço robótico da máquina até uma etapa de verificação. Esta etapa certifica que todos os pontos de solda foram efetuados sem nenhuma falha.

 

3 – Alinhamento

O sistema ótico analisa o alinhamento das células e corrige falhas.

 

Componentes do painel solar.
Componentes do painel solar.
Fonte: Agroalimentando.

 

 

4 – Posicionamento

As strings são colocadas sobre o vidro e o EVA. Este ultimo é projetado especialmente para os painéis fotovoltaicos. Sua principal função é proteger as células contra as degradações causadas pelo efeito dos raios UV, temperaturas extremas e umidade.

 

5 – Interconexão Manual

Esse processo pode ser automatizado, se necessário. As strings de células são soldadas, criando uma ligação elétrica entre elas.

 

6 – Interconexão Manual e Posicionamento do EVA e Backsheet

A segunda folha de EVA é colocada sobre a matriz de células. Então o Backsheet é colocado sobre o EVA. O bacsheet é um polímero posicionado na parte de trás do módulo.

 

7 – Laminação do Painel Solar

Quatro painéis vão para a máquina de laminação. O EVA vai se fundir e formar uma junção entre as camadas, protegendo as células.
As melhores laminadoras do mundo possuem 3 câmaras de processo:

  •  Pré-aquecimento e laminação;
  •  Somente laminação;
  •  Controle do esfriamento do painel solar;

O esfriamento é a etapa que garante que o painel fique perfeitamente reto.

 

8 – Corte da Rebarba

Quando sai da laminadora, é comum encontrar sobras do Backsheet e EVA nas laterais do painel. Mas logo são cortadas.

 

9 – Caixa de Junção

É comum optar pelo silicone ou fita dupla-face para fazer a fixação. Se usar o silicone, é necessário deixar os painéis solares um tempo fora da linha – após grudar a caixa de junção – para a secagem. Dentro da placa solar, existem diodos de by-pass que garantem a eficácia do painel solar.

 

10 – Molduras de Alumínio

Aqui, uma prensa (semiautomática ou automática) coloca a moldura de alumínio no painel solar, garantindo rigidez e proteção para o vidro.

 

11 – Teste e Inspeção

 
Já finalizando, os painéis solares exigem que 2 testes sejam feitos.

 

Teste 1

Um simulador solar vai fazer um “flash” do painel solar, medindo rapidamente a sua potência, sua eficiência e sua tensão e corrente.

Teste 2

Um “raio X” será feito. Uma quantidade de corrente é colocada no painel solar e uma foto em infravermelho mostra se o painel possui células compatíveis e se existem microfissuras.

 

12 – Separação e empacotamento dos Painéis Solares

Por fim, o resultado do Flash test e do EL Test serão observados para separar os painéis solares em categorias de potência. Para, finalmente, serem embalados e enviados para o cliente.

Você pode assistir ao processo de produção da Risen Solar, uma das maiores fabricantes de painéis do mundo com modelos disponíveis também pelo nosso site!